terça-feira, 20 de novembro de 2012

Iluminação retrô com "cara" moderna....

Antes do surgimento das lâmpadas elétrica, os lampiões eram utilizados para iluminação noturna. Eram feitos de uma armação de metal com um anteparo transparente, geralmente vidro, para proteger a fonte de luz, que podia ser uma vela, uma chama abastecida por querosene ou gás, e tinham alças para poder carregá-los. Eram conhecidos também como lanternas ou candeeiros de petróleo. 

Hoje em dia graças a invenção da energia elétrica os lampiões entraram em desuso, mas isso não significa que você tenha que descartá-los. Eles podem se tornar um divino item decorativo para a sua casa. Combinam tanto com uma decoração rústica até a mais sofisticada, é só saber escolher o melhor local para utilizá-lo, pode ser na sala, no hall de entrada, como iluminação indireta, na cozinha, corredor, etc.

No post anterior Rústico com toque sofisticado, mostrei a vocês lindas casas feitas em madeira. Os lampiões ficam em perfeita harmonia com este tipo de construção. Você pode utilizá-los próximo a lareira como um ponto de iluminação, na varanda, nos terraços, cozinha, enfim, há inúmeras maneiras de utilizá-lo. O ideal é  substituir o querosene por velas ou lâmpadas, além de ser mais seguro, a sua casa não vai ficar ficar "perfumada"  com aquele cheirinho nada agradável de querosene.

Quando estava pesquisando sobre este post, descobri que minha querida Vó Walda tem um lindo lampião dos tempos de "guaraná com rolha" que está abandonado, eis que me veio em mente uma brilhante idéia de garimpá-lo para decorar a minha casa.....tenho certeza que vai ficar maravilhoso....

Iluminem-se......

Mesas decoradas com lampiões, uma maneira delicada e diferente que vai surpreender os seus convidados...


Como um detalhe decorativo...




Como se fossem arandelas.....perfeito para proporcionar uma iluminação confortável e aconchegante ao ambiente.... 





Uma coleção.....


Feliz Natal!!! 


Um cantinho da leitura bem iluminado e personalizado,  uma combinação Nota 10...


Esses lampiões são bem parecidos com o da  minha Vó, acho que na próxima visita a Minas vou garimpá-lo para decorar a minha casa.....o que vocês acham?







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro ter novas visitas aqui no blog. Deixem o seu recadinho...